Inexorável

terça-feira, janeiro 04, 2005

Sites sem interesse

Um site que de repente se tornou um site sem interesse foi o site da Infopédia da Porto Editora. De um momento para o outro, sem mais nem menos e à boa moda de empresas pouco dignas cujo único objectivo é sacar dinheiro aos desprevenidos internautas, resolveu começar a cobrar pela informação tipo enciclopédia que fornecia.
O argumento publicado foi o seguinte:
"No entanto, para que este serviço possa cumprir o seu objectivo primordial e dar resposta aos utilizadores que procuram informação variada e credível, é indispensável introduzir permanentemente melhorias no serviço prestado. E porque o tratamento e manutenção de conteúdos relevantes, actualizados e enriquecidos com ferramentas que contribuem para a simplificação de tarefas, integrados numa interface intuitiva e de fácil utilização, implicam necessariamente investimentos vultuosos, tornou-se premente a alteração do estatuto de gratuitidade das consultas, submetendo-as ao pagamento de uma subscrição."
Quem compra assiduamente livros da Porto Editora, os alunos e quem os escolhe, os professores têm ao seu dispor agora menos um recurso.
Pouca diferença faz, com a quantidade de informação que se pode conseguir em site gratuitos duvido que a adesão seja significativa.
Em meu entender é uma má politica de Relações Publicas, o professor que escolhe os livros para esta ou aquela escola no momento de decidir escolherá o melhor manual mas se tiver de escolher entre dois manuais de igual qualidade e preço será que o facto de ter sido impedido de continuar a pesquisar gratuitamente na Infopédia pela Porto Editora não irá pesar na sua decisão?
posted by Manuel dos Reis at 18:41

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home